Café espresso e sorvete. Não tem como não ser bom.
Criado na Itália, o café affogato é uma bebida cafeinada que tem um quê de sobremesa. Originalmente feito com sorvete de creme, ele pode ser feito com outros sabores de sorvete, como chocolate ou baunilha. Vamos trazer aqui duas opções para você fazer um bom affogato em casa e sempre ter o que servir de sobremesa nos encontros de domingo.
Café com sorvete
Café vai bem com tudo e a gente já sabe disso, mas com sorvete é simplesmente sensacional. Essa criação italiana é super simples de fazer e a harmonização do quente do café com o gelado do sorvete é uma experiência aprazível e estimulante.
Affogato saudável
Como fazer o café affogato
Você vai precisar de café espresso e sorvete (da sua preferência, sendo possíveis e até preferíveis os sorvetes livres de açúcar refinado). Os preferidos de muita gente são o sorvete de creme ou de baunilha, que não roubam a cena e misturam bem com o café. Outro sabor bem legal de usar para fazer um belo affogato é o sorvete de pistache.
- Prepare seu espresso em sua cafeteira espresso ou em sua cafeteira em cápsulas
- No recipiente onde vai servir, coloque uma bola do sorvete escolhido
- Com uma colher de sorvete, faça um pequeno burado no sorvete e derrame o café espresso nele
Existem duas formas de fazer o café affogato. Uma é adicionando o café por cima do sorvete e outra é adicionando o sorvete por cima do café. Affogato significa “afogado” em italiano e a ideia original é de que o gelato (sorvete) fosse afogado no café. Você pode também extrair seu café espresso e colocar a bola de sorvete nele, deixando-o dessa forma, literalmente afogado.
As duas versões são maravilhosas e deliciosas. A a versão em que se coloca o café espresso dentro do sorvete fica visualmente muito linda, sendo ótima para servir como sobremesa ou docinho no café da tarde.
Abaixo veja como fica a versão do espresso derramado dentro da bola de sorvete:
Gostou? Faz um affogato em casa e conta pra gente a experiência!