Café 101 Conteúdos

O Café no Brasil e no mundo

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor e o maior produtor e exportador de café do mundo

O café é a bebida mais consumida mundialmente depois da água, com produção no Brasil e no mundo crescendo ano após ano. Segundo o relatório da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de Maio de 2023, a produção de Café Arábica e Café Conilon (também conhecido como Café Robusta) em território nacional chegou a 54.742,9 mil sacas beneficiadas. Um aumento de 7,5% à colheita de 2022. 

Produção de Café no Brasil

Permanecendo no posto há mais de 150 anos, nosso país é o maior produtor mundial de café. Responsável por certa de 30% da produção global, o Brasil é seguido pelo Vietnã, pela América Central e México e pela Colômbia. Juntos, detêm mais de 50% da produção total da commodity. 

Em 2023 a área produtora de café brasileiro chegou a 1,9 milhão de hectares. A produção cafeeira nacional é gigante e é concentrada em alguns estados: 
  • Minas Gerais: o estado é o maior produtor de café do país, representando cerca de 50% da produção nacional. Com características climáticas, de pluviometria e de solo propícias para o cultivo adequado de café, é uma das regiões onde se predomina a produção de Café Arábica, que necessita de maiores cuidados e atenção no cultivo por sua maior suscetibilidade a pragas. Leia aqui sobre as espécies Coffea arabica e Coffea canephora.
  • Espírito Santo: logo em seguida vem o Espírito Santo. Principal produtor do Café Robusta (também conhecido como Café Conilon).
  • São Paulo: o estado paulista fica na terceira posição na produção nacional de café, onde estão localizadas regiões famosas pela produção de cafés Arábica, como a Mogiana e o Centro-Oeste Paulista.
  • Em seguida, áreas produtoras na Bahia, no Paraná e na Rondônia complementam a produção total do grão no país. 

Atualmente existem mais de 300 mil lavouras produtoras de café no país. Em sua grande maioria, são lavouras de cultura e origem familiar. 

Consumo de café no Brasil

O consumo de café no Brasil também cresce ano após ano. Em referência a dados da OIC (Organização Internacional do Café), o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2019, o país representava 13% da demanda mundial de café, com apenas 1 ponto percentual de diferença da demanda estadunidense, de 14%. 

O consumo em sua maioria ainda está concentrado nos cafés tradicionais, sendo os cafés especiais demandados por uma parcela que compreende, atualmente, entre 10 a 15% da demanda total de café pelo público brasileiro.

Em estudo e reporte gerado pela Euromonitor sobre mercado de cafés, o Brasil contava em 2019 com cerca de 3.500 cafeterias no território nacional. Se colocados também dentro da amostra lanchonetes, bares e padarias, o número chega a 13 mil estabelecimentos. Atualmente, a quantidade de cafeterias no Brasil é estimada em cerca de 4.000 estabelecimentos.

Exportação do café brasileiro

Além de ser o maior produtor mundial de café, o Brasil também é o maior exportador. Uma parte relevante do café produzido no Brasil é exportada devido à qualidade dos grãos e todo o processo de beneficiamento nacional, que faz com que o café brasileiro seja “tipo exportação” e bastante valorizado mundo afora.

O Brasil exportou em 2022 cerca de 2,2 milhões de toneladas de café para o mundo. Os principais compradores de café brasileiro são os Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão.

Crescimento e visibilidade

Café brasileiro é ou não é motivo de orgulho? O Brasil é de fato o país do café e ele está entrelaçado com a nossa história há séculos. Consumido por 95% dos brasileiros, o Café é Brasil e o Brasil também é Café.

Mesmo sendo o maior exportador, maior produtor e segundo maior consumidor, nosso país não é ainda tão reconhecido no exterior pelo café. Países como Colombia, Costa Rica e Etiópia ficam na frente quando se trata de visibilidade da qualidade dos grãos e produtos derivados. Há espaço para crescer e aparecer ainda mais e tudo indica que a cena cafezeira brasileira vai seguir se fortalecendo. 

Bom cafezão!

Conheça mais acessando: