Conteúdos Métodos

Tudo sobre cafeteiras espresso

cafeteiras espresso

As cafeteiras espresso são uma das formas mais populares de preparar um café intenso e encorpado em casa

Café espresso é o café que quase todo mundo toma na rua e cada vez mais pessoas estão procurando por uma boa cafeteira para tirar um bom espresso em casa. A seguir, vamos trazer pra você uma visão e guia completo sobre cafeteiras espresso. Está pensando em comprar uma? Confira aqui tudo o que precisa saber sobre esses equipamentos completos de café.

O que são cafeteiras espresso

As cafeteiras espresso usam água quente pressurizada para extrair o sabor e notas do café moído. A água é pressurizada através de um sistema de bomba e passa pelo café moído ou pela cápsula de café produzindo uma bebida encorpada e cremosa.

O espresso é geralmente servido em pequenas xícaras e pouca quantidade, com uma camada espessa de creme no topo, a chamada crema. Esse tipo de extração de café é o tido como mais profissional, por exigir máquinas mais robustas e muitas vezes mais conhecimento para uma boa tiragem.

Fazer café espresso em casa é diferente de fazer um bom coado. O espresso é uma bebida cafeinada que presume que tenhamos um bom equipamento, que normalmente tem um preço mais elevado e exige maior nível de investimento. Existem diferentes tipos de máquinas para tirar espresso e a seguir vamos trazer uma visão dos tipos de cafeteiras espresso disponíveis.

Quais tipos de cafeteiras espresso existem no mercado?

Existem basicamente dois tipos principais de cafeteiras espresso para fazer a bebida em casa: as máquinas manuais e as automáticas ou semiautomáticas, que geralmente utilizam cápsulas de café.

As máquinas manuais permitem que você controle o processo de preparação do café, incluindo a moagem do café, a medição da quantidade correta e o controle da pressão da água. Por outro lado, as máquinas automáticas foi semiautomáticas fazem todo o processo para você: os cafés podem ser utilizados em cápsulas ou sachês e a tiragem é feita literalmente apertando um botão.

As cafeteiras manuais são as mais populares entre os entusiastas e amantes de café pois permitem um controle mais preciso sobre a preparação da bebida e geram espressos muito similares àqueles que encontramos em cafeterias. Espressos tirados em máquinas profissionais são encorpados na medida, utilizam café moído na hora e possuem uma crema com textura aveludada. As máquinas manuais de espresso domésticas entregam bebidas nesse mesmo perfil. Por serem manuais, requerem um pouco mais de habilidade e prática para obter a bebida perfeita.

Em contrapartida, as máquinas automáticas ou semiautomáticas são mais fáceis de usar. Nesses casos, atendem quem busca acima de tudo conveniência, rapidez e praticidade. Não entregam um espresso igual ao que é tirado em cafeteria ou em uma máquina manual, mas geram espressos que atendem bem aos paladares de apreciadores também. Por utilizarem cápsulas ou sachês de café, não requerem controle de moagem nem outra habilidade específica. São escolhidas por quem busca um café de qualidade que principalmente ofereça extrema praticidade e conveniência.

As propostas desses dois tipos de máquinas são bem diferentes. Cada um cumpre seu papel de acordo com o gosto do público que atinge e tem suas vantagens e desvantagens.

Máquinas automáticas ou semiautomáticas de espresso

As máquinas automáticas são ótimas opções para quem está buscando uma boa experiência cafezeira sem precisar se aprofundar em conhecimentos sobre café e sem precisar controlar nada do processo. Café é a bebida mais amada pelo brasileiro mas isso não significa que todo mundo deseja e quer se aprofundar em todos os conhecimentos para poder tirar um bom espresso em casa. Para esse perfil de consumo, as máquinas automáticas cumprem muito bem seu propósito.

Esses equipamentos possuem regulagens automáticas que facilitam a tiragem do café, a vaporização do leite e permitem também a utilização de cápsulas ou sachês de café que podem ser compradas separadamente. Nos mercados atualmente já existem boas opções de café em cápsula e café em sachê que são compatíveis com as máquinas espresso automáticas mais conhecidas.

Confira aqui o nosso artigo detalhado sobre máquinas espresso automáticas e semiautomáticas.

Máquinas manuais de espresso

Antigamente para se fazer um espresso digno de cafeteria em casa era quase impossível. Para tomar um bom espresso, era preciso sair de casa e ir a alguma cafeteria. Hoje em dia, no entanto, já é bem possível fazer um expressão em casa e ficar bem satisfeito.

Ótimas para fazer espresso para a família ou amigos, as maquinas manuais existentes hoje no mercado não exigem que tenhamos conhecimentos avançados ou que sejamos baristas. Com conhecimentos de iniciante e intermediário você já consegue manusear as máquinas atuais e tirar aquele café perfeito na tranquilidade do seu lar.

As máquinas espresso manuais são diferentes das automáticas por terem todo um toque ritualístico atrelado. Elas são perfeitas para quem busca tirar um bom café controlando a moagem, o tempo, o corpo e o resultado final do café. Existem diversas opções de máquinas espresso manuais e nesse artigo produzimos para você um guia completo sobre máquinas espresso manuais, vale conferir.

Qual a melhor máquina de café espresso?

Você já pode ter visto que por aqui não somos adeptos de cravar uma regra sobre o que é melhor. Isso porque acreditamos que o melhor para você pode não ser o melhor para outra pessoa. O que vai definir a melhor máquina ou equipamento é o fator mais decisivo e valorizado por você: praticidade, conveniência, qualidade superior do espresso, possibilidade de fazer latte, vaporização do leite, preço e custo-benefício, entre outros.

Por exemplo, uma pessoa pode estar buscando uma máquina de espresso para fazer um cafezão estilo profissional e para testar receitas, técnicas e tipos diferentes de preparação. Para essa pessoa, a melhor máquina provavelmente vai ser uma máquina manual de espresso. Outra pessoa, no entanto, pode estar buscando uma máquina de espresso que faça um bom café maximizando a praticidade, agilidade e conveniência. Nesse caso, a melhor máquina provavelmente vai ser a máquina automática ou semiautomática de espresso.

Assim, antes de buscar qual a melhor máquina, reflita sobre qual é o seu objetivo de uso.

  • As máquinas manuais são ideais para: quem busca uma experiência cafezeira mais parecida com a de um barista doméstico, que se aprofunda em técnicas, que tem interesse em conhecimentos sobre café e que quer preparar expressos dignos de cafeterias em casa. Se você tem tempo e principalmente gosta do ritual de preparar um bom café, se atentando para a moagem e também testando tiragens para chegar ao café ideal ao seu paladar, então as máquinas manuais vão ser uma ótima pedida.
  • As máquinas automáticas ou semiautomáticas são ideais para: quem busca acima de tudo conveniência, praticidade e rapidez. Se você gosta de café, aprecia sabores e notas variados mas não tem tempo e nem vontade de se aprofundar sobre técnicas, procedimentos para tiragem do espresso e de vaporização do leite e tampouco desejo de testar receitas, então as máquinas automáticas vão com certeza se adequar melhor ao seu objetivo.

Agora que você tem uma visão ampla sobre os tipos de cafeteiras espresso, veja os artigos que preparamos sobre máquinas de espresso manuais e automáticas, onde detalhamos tudo sobre cada modelo, vantagens e desvantagens e fazemos a nossa recomendação baseada na nossa opinião sobre melhor custo-benefício.

Cafeteiras espresso manuais

Cafeteiras espresso automáticas e semiautomáticas

Bom cafezão!

Publicado em 04/05/2023. Atualizado em 29/12/2023.